Seu browser não suporta execução de scripts.

Secretaria Municipal da Saúde

 

Tuberculose

A tuberculose é transmitida por via aérea e ocorre a partir da inalação de partículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala, espirro do paciente com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea).

 

É causada pelo Mycobacterium tuberculosis e apresenta- se sob forma pulmonar e extrapulmonar (pleural, ganglionar, osteoarticular, rins, meningítica e outras. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.

 

A melhor forma de reduzir a transmissão da doença é identificar e tratar oportuna e adequadamente as pessoas com tuberculose. Caso a pessoa esteja com tosse por três semanas ou mais, necessita fazer exame de escarro.

 

O diagnóstico de casos pulmonares da tuberculose deve ser realizado em qualquer Unidade de saúde por meio de duas amostras de escarro em dias distintos para realização da baciloscopia. Não necessita pedido médico. É um exame barato, efetivo e de fácil acesso sem custo para população.

 

 

Sintomas

Entre os sintomas mais frequentes estão tosse com ou sem catarro por mais de três semanas, emagrecimento, suor noturno, cansaço, febre, falta de apetite, fraqueza.

 

 

Tratamento

O Tratamento dura 6 meses. É muito importante não interromper o tratamento. Quando o mesmo é interrompido o paciente volta a transmitir a doença desenvolvendo multirresistência. O Tratamento e remédios são gratuitos.

A família e comunicantes de trabalho do paciente são acompanhados e examinados.
 

 

Lembrete importante: Para combater a TUBERCULOSE é preciso conhecer! TOSSE há mais de três semanas pode ser Tuberculose!
 

 

Fonte: Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil/2011/Ministério da Saúde.

 

 

Onde procurar ajuda?

Em caso de suspeita de Tuberculose, procure uma Unidade de Saúde mais próxima.

 

 

 

PMCTB – Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Novo Hamburgo